Se não for direcionado automaticamente, clique aqui. DM Beauty Care: Halloween 2013

27 de out de 2013

Halloween 2013

Este é meu segundo Halloween aqui em Nova Iorque!! É muito interessante como as pessoas aqui levam a sério essa cultura, acho um máximo!! Eles enfeitam, ou melhor, aterrorizam suas casas, saem nas ruas fantasiados e se divertem muito com isso!! Todo o mês de outubro as lojas ficam carregadas de artigos para o "dia das bruxas" e festas assombram os fins de semana rsrsrsr ! Resolvi pesquisar um pouquinho mais sobre essa cultura que me encantou e vou contar um pouco pra vocês o que descobri! 


O "Dia das Bruxas" é um evento que ocorre basicamente em países de língua inglesa como Canadá, Reino Unido e Irlanda e veio através destes imigrantes irlandeses para Estados Unidos. É um evento que existe desde a época dos povos celtas!

Halloween é uma palavra que deriva de "All Hallow eve" (Dia de Todos os Santos) - Hallow Evening - Hallowe'en e chegou até Halloween! Na véspera do dia de todos os santos, diz a lenda, que acontecia a noite sagrada das bruxas mas Halloween não tinha relação com bruxas! Oi?? É isso mesmo! Para os celtas era um festival do calendário da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão e os celtas cultuavam os mortos. Para eles, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor! E para os católicos dia 31 de outubro era a noite que tinha a vigília em dedicação ao dia de todos os santos (dia seguinte).

Então, o que podemos ver é que Halloween, hoje em dia, tem pouco a ver com suas origens, ficando apenas a alusão aos mortos e aos poucos foram sendo incorporados novos elementos tanto na festa de finados com na de todos os santos.
Na época da Peste Negra e da Bubônica, quando metade do continente europeu foi dizimado, foi criado entre os católicos um grande temor e preocupação com a morte. Multiplicaram se as missas na festa de Finados e nasceram muitas representações artísticas que recordavam às pessoas, algumas eram conhecidas como danças da morte. Também eram feitas representações cênicas, com pessoas disfarçadas de personalidades famosas e personificando inclusive a morte. Alguns fiéis, costumavam adornar as paredes dos cemitérios com imagens do diabo puxando uma fila de pessoas para a tumba: papas, reis, damas, cavaleiros, monges... 
A famosa frase " Doces ou travessuras"(trick or treat) possivelmente teve origem na Inglaterra no período da perseguição protestante contra os católicos. Neste período, os católicos ingleses foram privados dos seus direitos legais e não podiam exercer nenhum cargo público. Celebrar a missa era proibido. Então um católico chamado Guy Fawkes tentou planejar a morte do Rei protestante Jorge I para livrar os católicos oprimidos mas foi descoberto e enforcado. Em pouco tempo a data da morte de Guy se converteu numa grande festa na Inglaterra, que existe até hoje! Muitos protestantes celebravam usando máscaras e visitando as casas dos católicos para exigir deles cerveja e pastéis, dizendo lhes: trick or treat (doce ou travessuras). Mais tarde, a comemoração do dia de Guy Fawkes chegou à América trazida pelos primeiros colonos, que a transferiram para o dia 31 de outubro, unindo a com a festa do Halloween, que havia sido introduzida no país pelos imigrantes irlandeses!
Então, a atual festa do Halloween é uma mistura de várias tradições e muito integrada aqui nos Estados Unidos!
Vejo nas lojas muitas fantasias horrendas, mas vejo também fantasias de heróis, bichinhos bonitinhos e tudo mais! Tudo foi se adaptando para atingir todos o público! Ano passado fiz um vídeo de maquiagem para Halloween. Fiz uma gueixa e uma caveira medonha!!  Se quiser você pode assistir aqui! Esse ano fiz uma mariposa azul! Desde criança que sou apaixonada por elas!! Além de colocar o vídeo para vocês verem (inclusive peço desculpas pois desta vez foi improvisado e em alguns momentos não dá para me ver fazendo a maquiagem, mas coloquei assim mesmo para que possam ver a produção), coloquei também fotos liiinndas captadas pela minha queridíssima amiga e fotógrafa Renata Pavam, e as fotos das lojas e casas aqui da redondeza para vocês se divertirem um pouco!! 

Espero que gostem!!

















































Grande abraço!

As informações foram pesquisadas no wikipedia e outros artigos do google!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leia também: